Indústrias da cidade de Sertãozinho/SP

 
 
    
   
    
   
   

       Buscador da cidade     
       

w w w . s e r t a o z i n h o . c o m

A cidade de Sertãozinho/SP na Internet 

 

 

    
 

 

 

 

 
 

 

 

 

     
 

 

  Incluir Site      Home      Lista      A Cidade     Serviço Local     Pela Cidade

Indústrias da cidade de Sertãozinho/SP  

As várias crises por que passou a cafeicultura abriu amplas possibilidades para a cultura de cana-de-açúcar.
Antes de 1900 havia no município pequenas e esparsas plantações de cana-de-açúcar, aproveitadas pelas engenhocas que se limitavam a fabricar aguardente, rapadura e melaço.

O declínio da cultura cafeeira foi gradativamente compensada pela cultura canavieira. Do ano de 1944 em diante, a lavoura de cana teve extraordinário aumento, atingindo mesmo uma crise de superprodução em 1965.

Atualmente, Sertãozinho conta com 5 usinas de açúcar e álcool,
2 destilarias e 3 engenhos de aguardente.

Usina Santo Antonio
Usina Albertina
Usina São Geraldo
Usina Santa Elisa
Usina São Francisco
Destilaria Santa Inês

Vista panorâmica da 'Usina Santa Elisa' na cidade de Sertãozinho/SP
Vista panorâmica da 'Usina Santa Elisa' na cidade de Sertãozinho/SP

A intensa cultura canavieira exerceu radicais modificações no município, não só na estrutura das propriedades, como no comércio, vias de comunicações e na demografia.
Houve intenso crescimento da área da zona urbana e de sua população, determinado pelo êxodo dos pequenos lavradores, que venderam suas terras aos usineiros ou abandonaram a roça para usufruir padrão de vida mais elevado na cidade, ou ainda para atender a demanda da mão-de-obra exigida pelo crescente surto industrial do município.

Mas a
transformação mais evidente efetivou-se no ramo industrial, o que aconteceu em função da própria necessidade de manutenção e conservação do maquinário das usinas de açúcar e álcool e destilarias. cultivador de cana-de-açúcar
Surgiu então um grande número de oficinas para esse fim, que se desenvolveram e se transformaram em grandes indústrias de fabricação de equipamento para a indústria sucro-alcooleira e fundições, como a Zanini, Tecomil, Caldema, Moreno, Mepam, Fundição Galassi, DMB etc.

Vista da Indústria de máquinas e implementos agrícolas, 'DMB', na cidade de Sertãozinho/SP
Vista da Indústria de máquinas e implementos agrícolas, 'DMB', na cidade de Sertãozinho/SP

Algumas dessas indústrias, devido as várias crises do setor do açúcar e álcool ou fundiram-se com outras, como o caso da Zanini, que fundiu-se com a Dedini, de onde surgiu a DZ, ou encerraram suas atividades, como a Tecomil, Fundição Galassi e outras.

Outras entretanto, apesar da crise do setor, sobrepujaram as dificuldades econômicas e cresceram, como o caso da Caldema, Moreno, Camaq e tantas outras que surgiram em função do próprio crescimento da cidade como fábricas de móveis, de ladrilhos, de artefatos de cimento, carrocerias para caminhões, de produtos alimentares bem como várias serralherias para atender as exigências de caixilhos de ferro, portas, venezianas etc, para construções.

Hoje
Sertãozinho é sem dúvida um dos mais importantes centros agro-industriais do Estado de São Paulo, ocupando o 3º lugar em todos os setores como população, produção e arrecadação da vasta e rica região de Ribeirão Preto, sendo superado apenas por esse município e por Franca.
     

Home     Lista      A Cidade     Serviço Local     Eventos     Busca CEP     Pela Cidade      Incluir Site

nova busca ?      dicas do buscador

©  Copyright  2000 - 2010   www.sertaozinho.com  -  powered by iBUSCAS  -   Condições de Uso   -   Política de Privacidade
Dúvidas ou sugestões ?  entre em contato pelo fone  (11) 3251-3355  ou envie seu emailalguma dúvida ? envie aqui seu email !pelo formulário on-line